Fauvismo – Pintores, Pinturas, Henri Matisse, Fecamp
Iniciado em 1901, o fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística relacionada à pintura. Pois foi uma vanguarda muito conhecida. Um grupo muito heterogêneo, pregava o uso de cores fortes, formas simplificadas, e, de modo geral, em obras que celebravam a alegria.
Este nome – fauvismo vem da expressão les fauves (que em francês quer dizer feras, animais selvagens). O nome foi dado pelo crítico de arte Louis Vauxcelles (1870-1943) de forma pejorativa, para identificar um grupo de pintores que produziram criações inovadoras e chocantes para o seu tempo.
Então, o adjetivo foi escolhido depois de Louis visitar uma sala do Salão de Outono onde estavam expostas uma série de obras fauvistas ao redor de uma peça do escultor renascentista Donatello (1386-1466). Vauxcelles então escreveu que parecia que a escultura estava cercada de animais selvagens.
Cores e principais artistas do Fauvismo
Os grandes nomes dessa geração foram Henri Matisse, Albert Marquet, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy e André Derain.
Essa corrente artística trazia uma certa rebeldia, um movimento de experimentação radical. Os fauvistas defendiam, acima de tudo, uma exploração de cores fortes, impactantes, vibrantes, intensas.
Características em geral
• Estética primitivista sem preocupação com o real;
• Uso de cores fortes e intensas com destaque para o roxo, vermelho, amarelo;
• As cores eram inseridas em estado puro (sem o branco ou o preto agregado);
• A sensação de profundidade era criada por meio das pinceladas largas e espontâneas;
• Utilização arbitrária das cores sem correspondência alguma com a realidade;
• Representação leve e suave da vida cotidiana;
• As obras eram frutos da impulsividades e experimentação, sem a necessidade de estudos prolongados;
• As cores deveriam transmitir tranquilidade, alegria e emoções positivas;
•Sem preocupação crítica social ou política.
Duas das principais obras do Fauvismo
Então finalizada em 1906, a pintura de Matisse recebeu duras críticas devido seu estilo progressista. Atualmente, a obra se encontra na Fundação Barnes, Estados Unidos.

“A praia de Fécamp” (1906) representa dois marinheiros observando a praia de Fecamp, em Seine-Maritime. Esta obra não apresenta tantas cores quanto a tela de Matisse, mas os traços são bem característicos do movimento. Atualmente, a peça está exposta no Museu Nacional de Arte Moderna em Paris.

Fauvismo no Brasil
Este movimento ganhou mais forças na Europa como também foi breve. Portanto, influenciou pouco as artes Brasileiras. Mas, Artur Timóteo, após passar um período na França, começou a pintar com cores marcantes ao estilo fauvista.
Conheça as obras deste site, em vários estilos – Fauvismo, Cubismo, Abstrato, entre outros.
Deixe uma resposta